sexta-feira, 10 de abril de 2009

O Pão

Não tenho pretensões de ser purista ou extremamente fiel a historia, então vamos começar a partir dos Egípcios no século VII AC, eles que começaram a fermentar a massa e assá-la em fornos de barro, vários artesãos que trabalharam nas pirâmides recebiam seu pagamento em pães.
Mais foi na idade media que o pão tornou-se popular, pois com a queda do império Romano as padarias desapareceram e o pão passou a ser feito em casa popularizando seu consumo.
No Brasil o pão só passou a ser consumido no século XIX, antes disso nossos ancestrais comiam Beiju de tapioca em todo território nacional, hoje é uma iguaria creditada ao nordeste porque foram os últimos estados a terem acesso à farinha de trigo, ainda hoje a pobreza impede que muitos nordestinos comam pães.
Neste caminho o pão se tornou moeda de troca, símbolo de poder, e largamente usado pelas mais variadas religiões, Jesus fez uso do pão inúmeras vezes algumas em rituais e outras para matar a fome do povo.
A minha paixão por este alimento vem dá infância com as torradas de creme de espinafre gratinadas, o pão italiano para roubar molho de tomate antes do almoço e aproveitá-lo até a ultima mancha no prato depois.
Eu amo pão e claro sua melhor acompanhante, a gordura láctea na forma de manteiga e queijos.
Este caso de amor já vem querendo se tornar casamento há alguns anos mais demorou a tomar forma, o projeto esta pronto para sair do forno se me permitem a ironia, e o nome não poderia ser outro Paratodos, aguardem mais noticias em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.