quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Pirata

Muita gente me pergunta por que comparo quem trabalha em cozinha a piratas, a coisa é assim.
Todo pirata era um obstinado, você tem idéia do que é largar tudo e entrar numa embarcação comandada por um louco sem ter idéia das condições do tempo ou se vai enfrentar navios da coroa com armas bem mais modernas que as suas e como recompensa comerá mal, dormirá mal e até a água será racionada.
Sem contar que um pirata trabalha 24h por dia sete dias da semana.
Quem trabalha ou já trabalhou em cozinha sabe que a vida de quem é do ramo guardadas
As proporções não é muito diferente.
Alguns piratas são mais bem sucedidos e mais organizados e sabem delegar e dividir tarefas, outros são mais românticos e normalmente comandam navios menores e navegam como heróis em meio a tufões e calmarias.
Este fim de ano conheci um bucaneiro desta estirpe, o tipo de homem que leva a faca na boca e tem o comprometimento de quem tem paixão pelo mar.
Homem capaz de navegar dias sem descansar os olhos atentos ao sinal de mudança dos ventos ou o aparecimento de outro velame no horizonte.
Ao contrario do que se possa pensar a vida de um pirata depende primeiro de sua destreza com uma espada e depois de seus companheiros, o espírito de equipe faz total diferença em uma batalha, talvez por isso um cozinheiro reconheça outro só de olhar.
É sempre bom conhecer um verdadeiro pirata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.