quinta-feira, 26 de março de 2009

Gazeta de Pinheiros - Caviar

*VOCE SABE O QUE É CAVIAR? NUCA VI NEM COMI SÓ OUÇO FALAR.
*Musica de Zeca Pagodinho


Caviar é com certeza a iguaria que melhor representa o luxo e o estilo de vida dos muito afortunados.
As ovas são retiradas de 3 tipos de Esturjão, o Beluga que leva 20 anos para começar a produzir as ovas, o Osetra que leva 7 anos, e o Sevruga que leva 2 anos.
Obviamente as ovas do Beluga são as mais caras e cobiçadas, o que levou a quase extinção deste peixe do Mar Cáspio que só perde em tamanho para o tubarão baleia que é o maior peixe do mundo.
As ovas são retiradas cirurgicamente do peixe vivo, para manter seu frescor e evitar que a adrenalina amargue o caviar, em seguida se adiciona “exatamente 3% de sal” originando o caviar Malosol que em russo significa pouco sal.
Ao caviar de segunda, que foi retirado com descuido rompendo algumas ovas ou estressando o peixe se adiciona 10% de sal.
Há alguns anos só as ovas de esturjão eram consideradas Caviar, mais com o crescente aumento do consumo e os altos preços praticados, o mercado criou algumas alternativas dando a nós os simples mortais acesso a esta iguaria.
Mesmo que os mais puristas se revoltem as ovas de Lumbo, Arenque, Mujol, Capelim, Truta salmonada e mais recentemente do salmão, e do peixe voador, degustadas em torradas ou em blinis que são pequenas panquecas ou simplesmente devoradas em colheradas, minha forma favorita de comê-las, podem gerar o mesmo prazer do mais puro caviar Beluga malosol, podendo também substituí-lo com êxito em receitas.

Chef Claudio Aliperti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.