quinta-feira, 26 de março de 2009

Gazeta de Pinheiros - Sopa

É Sopa no Mel

Eu nunca entendi esta expressão, deve ficar um lixo colocar mel de abelha na canja, como pode significar que é molesa, barbada, facinho.
Bom lá vou eu pro santo google pesquisar e descubro que o correto é “Mel na sopa” um santo remédio para o Bócio, uma hipertrofia da tireóide, tomou curou, tiro e queda, molesa, barbada, facinho.
Essa historia me lembrou do capeleti em brodo da minha avó, durante todo o inverno esfriou! Sopa nos netinhos, estou desdenhando mais eu adorava.
Com a chegada dos dias mais frios nosso corpo pede mais calor e mais calorias e nem sempre os dois precisam estar ligados, e as sopas são uma excelente pedida para separá-los, clássicos como a canja, o caldo verde e o minestrone têm versões bastante light, isso sem ter que entrar no sopão dos vigilantes do peso, que já emagreceu muita gente, e pensando bem é um minestrone sem tirar nem por.
Não estou falando de regime nem de perder peso e sim de aproveitar o frio como desculpa para variar um pouco o cardápio e nos deliciar com as milhares de receitas de cremes e sopas que literalmente pulam no nosso colo.
A partir de maio todos os restaurantes da cidade incluem sopas no cardápio, a cada cinco minutos aparece na TV uma família feliz tomando uma sopa de pacotinho com o gosto, da que minha avó fazia.
Chovem padarias com buffets de sopas a preço fixo, e nos aqui comendo arroz e feijão.
Alias sopa de feijão é uma maravilha, até em pequenas doses, mais ai chamam de caldinho.
Tirando a receita do meu padrasto de sopa de alho, que consiste em acrescentar água à alho batido e esquentar, não me lembro de recusar um bom prato de sopa, desde que venha no prato, porque agora tem uma cafeteria da cidade que se vangloria de vender a sopa dentro de um pão Italiano, coisa que alem de anti-higiênico é bem brega, todo mundo sabe que o certo é por o pão Italiano na sopa e não o contrario.
E já que toquei no assunto é justamente o que vamos fazer neste inverno lá no Villa, uma suculenta Sopa de cebola com torrada (de Pão Italiano) com queijo Gruyere e recoberta por uma camada de massa crocante.

Chef Claudio Aliperti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.