sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O Homem que Gosta de Pudim

Sabe aqueles amigos que a vida te trás e você fica sem entender como e por quê?
Pois é, gente que às vezes não é do seu ramo de atividade ou circulo de amizades, mas se cria uma afinidade que acaba por virar amizade e respeito.
Procuro nunca julgar ou pré julgar pessoas, mas quando aquele gigante ao final do almoço me pediu pudim, pensei comigo “Quer pudim vai comer na padaria”.
No dia seguinte a mesma pessoa, o mesmo pedido e a mesma resposta.
- Sr. infelizmente a casa não tem esta iguaria no seu menu de sobremesas.
A resposta do gigante era sempre a mesma.
-Mas que lastima um restaurante de tão fino trato com uma comida insuperável, uma verdadeira lastima não ter pudim de leite.
Eu gosto de acreditar que sei criar um cardápio, mas também acho que um restaurante é um prestador de serviços e como tal devemos atender nossos clientes da melhor forma possível.
Após algumas semanas me rendi e fui para cozinha desenvolver um creme caramel que é o pai do pudim de leite condensado.
Fazíamos pudim 2 vezes por semana 4 unidades por vez, reuni os garçons e alertei que a nova sobremesa não estaria no cardápio, portanto não seria oferecida a ninguém a não ser ao gigante.
Quem é profissional de cozinha sabe que se passa uma bonita sobremesa pelo salão em seguida saem outras 4 ou 5 iguais, e com meu creme caramel não foi deferente.
A coisa chegou a um ponto que o gigante sedia seus pudins a outros clientes, não sem reclamar que deveria colocar no cardápio e aumentar a produção.
Este restaurante não mais existe mas o gigante sim e ele pode ter certeza que independente da casa em que eu esteja trabalhando, sempre terá um pudim de leite para um amigo.

Posto obviamente a receita de Creme Caramel

Creme Caramel

Ingredientes
Caramelo
1/2 xícara + 1 colher de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de xarope de milho (karo)
3 colheres de sopa de água


Creme
4 xícaras de leite
1 e 1/4 xícaras + 3 colheres de sopa de açúcar
5 ovos
3 gemas
2 e 1/4 colheres de chá de extrato de baunilha

Modo de preparo:
Caramelo
Misture o açúcar, o xarope e água em uma pequena panela e leve ao fogo médio. O xarope de milho impede a cristalização do caramelo. Assim que começar a borbulhar, mexa com uma colher até dourar.
Se algum açúcar cristalizar nos lados da panela, use um pincel mergulhado em água e pincele o açúcar, incorporando no caramelo.

Creme
Misture o leite e açúcar em uma panela e esquente até levantar fervura, abaixe o fogo e mexa para dissolver o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar até que fique morno. junte os ovos e gemas em uma tigela grande. Mexendo constantemente, e vá adicionando devagar a mistura de leite sobre os ovos. É importante mexer sempre senão vira ovo mexido. Adicione a baunilha. Peneire em uma jarra, espalhe o caramelo em 8 potinhos que posam ir ao forno asse a 150º C em banho maria cobrindo cada potinho com filme plastico por mais ou menos 30 minutos ou até endurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.