quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Mulher de Rodizio

Tenho uma boa amiga que se diz “mulher de rodízio” explico toda vez que saiamos para comer fora, eu escolhia um restaurante onde se produzia pratos fora do lugar comum e ela queria ir ao rodízio de comida japonesa.
Discutimos muito sobre isso e demorei um pouco a entender que restaurantes comuns bons ou não, tomaram pra si o titulo de alta gastronomia e praticam preços absurdos, como se alta gastronomia fosse apresentação.
O Chef usa um aro, broto de agrião, uma gororoba qualquer a base de creme de leite no sifão e sai dizendo que se inspirou nas ondas da costa Polinésia para criar o que qualquer cozinheiro Frances fazia em 1970.
Tirando os gastrochatos e puxa sacos o resto dos mortais se sente roubado ou enganado, criou-se uma lacuna em que o cliente nem se importa mais com a qualidade ou criatividade da cozinha e sim com o custo beneficio.
Como grande parte dos empresários do ramo hoje se ocupam em tirar uma lasquinha dos modismos, sobraram os rodízios em que o comensal faz seu custo beneficio.
Claro que um rodízio nunca vai ter a qualidade e esmero de um restaurante a La carte serio, mais como a mediocridade reina os rodízios se tornaram redutos onde as pessoas infelizmente comem com a mesma qualidade a valores fixos.
Uma pena, pois estamos nivelando por baixo, hoje sou obrigado a dar à mão a palmatória e concordar com ela.
Farei aqui uma pequena lista de lugares que são exceções a regra, observando preço justo e comida de qualidade (logo excluirei os endereços caros da cidade), sob o risco de ser injusto peço aos amigos que engordem minha lista com sugestões do mesmo calibre.

Arábia, bom menu degustação.
Jardim de Napoli, o melhor polpetone da cidade.
Braz, pizza com bons ingredientes e uma Sambuca com mosca a preço justo.
Mocotó, vale o passeio e o carpaccio de carne seca.
Dolce Villa, boas massas em ambiente romântico.
Zena café, massas corretas e o melhor gnocchi de São Paulo.
Le Vin, pela Constancia.
Chef Rouge, Bistrô agradável para se ir acompanhado.
Z Delli, Boa opção para o almoço.
Pomodori, um pouco mais caro mais vale pelo belo trabalho do Jefinho.
Bar do Leo, melhor lugar para se tomar chopp e beliscar em Sampa.

Um comentário:

anapaulistana disse...

Oi Claudio! Quero tomar vários chops com voce no Bar do Léo um dia!!! E´o lugar favorito do meu marido gringo! A gente sempre vai lá nas nossas visitas a SP depois de passar na Contemporânea, loja de instrumentos musicais na Major Sertório.
Saudades e beijos!

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.