domingo, 17 de maio de 2009

O Filho do Cozinheiro

Hoje fui à casa de um amigo cozinheiro, a visita tinha como desculpa o nascimento de seu terceiro filho, casa simples, gente simples e um jeito de receber e te deixar a vontade que você se sente em sua própria casa.
Incrível como em casa de cozinheiro a comida brota, a geladeira pode estar vazia e de repente pão velho alguns legumes e sobras começam a virar Tapas, pinchos e Pa amb tomaquets, cerveja gelada vem direto da padaria ao lado, em velocidade maior do que se consegue beber, enfim grande tarde, grandes amigos.
O nenê tem cara de Eisbein como todos os recém nascidos, mais nessa idade o importante é saúde, se ele insistir em ficar feinho se paga uma plástica na adolescência.
Sai de lá meio bêbado e bastante alegre e com uma certeza, lá é a casa de um cozinheiro, alguém que nasceu para este oficio, um verdadeiro artesão que leva tão a serio a arte de servir que não consegue agir de outra forma.
Parabéns cozinheiro e vamos rezar para que o Eisbein siga uma carreira mais bem remunerada, porem caso queira seguir os passos do pai e do avo, que seja como eles obstinado em bem servir.
Há alguns anos eu e este cozinheiro trabalhávamos em um restaurante que tinha diariamente uma fila de espera de quase 1 hora, aos sábados chegava a 01h30 com várias desistências, nesta época eu comecei a distribuir pães de queijo na fila para tentar segurar os mais impacientes ou famintos.
A confecção de mais de 5 kg de pão de queijo dia ficou a cargo dele que até hoje não pode nem sentir o cheiro do quitute.
Vou aproveitar esta ocasião e passar uma honesta receita de pão de queijo que é sempre bem vinda nessas horas.
Pão de Queijo

Ingredientes:
640g de fécula de mandioca
260g queijo frescal ralado
100g mussarela ralada
140 ml de óleo
400 ml de leite
5 ovos
15g de sal

Modo de Preparo:
Ferva o leite e o óleo em panela grande, despeje a fécula de mandioca e o sal e mexa com vigor até que fique em grumos.
Retire do fogo e adicione os ovos pouco a pouco mexendo sempre, unte a bancada e as mãos com óleo.
Vire a massa na bancada e comece a adicionar os queijos sovando a massa até que fique homogênea, faça rolinhos e corte em pedaços de 30g, Asse em forno pré aquecido a 200C.
Obs. A quantidade de sal pode variar dependendo do quanto for salgado ou não o queijo frescal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.