sábado, 30 de maio de 2009

Todo Mundo menos os Chineses

Há algum tempo trabalhei em um restaurante de cozinha brasileira, eu como todo mundo já fazia feijoada, franguinho caipira, Pão de queijo receitas para pegar gringo.
Mais lá trabalhando diariamente com ingredientes e receitas tipicamente brasileiras comecei a desenvolver verdadeira paixão por nossa cozinha, que ao contrario do que muita gente pensa pode sim ter sutilezas e ser leve e requintada, criávamos alguns pratos como a pescada recheada com purê de banana da terra, bife role com pinhões, sobremesas como beiju de tapioca com morangos puxados em pimenta biquinho, ou o Creme de cachaça (que é um creme brullé com seleta), era pra ser pudim de pinga mais mudamos o nome por motivos óbvios.
Hoje a cozinha e os ingredientes brasileiros como a pimenta dedo de moça, tem grande influencia na minha cozinha.
Já servi muita moqueca em bistrot, claro que tem que ser uma releitura do prato, mais os ingredientes como o dendê o leite de coco estão todos lá.
A maioria dos Chefs renomados está descobrindo e defendendo o uso dos ingredientes tipicamente brasucas, criando uma nova gastronomia brasileira usando técnicas mais modernas para executar receitas clássicas e mais, criando uma nova identidade para nossa cozinha, coisa que alguns tradicionalistas estão abominando, um pouco por ciúmes, um pouco por medo.
O que temos que entender é que a cozinha clássica nunca vai desaparecer, esta nova cozinha brasileira veio para somar e não substituir, o vídeo cassete e agora o DVD não acabou com o cinema.
E quem ganha com isso? Todo o mundo é claro, incluindo os chineses que são um quinto da população mundial e daqui a pouco estarão comendo feijoada light.
Posto abaixo a receita de Acarajé que não é muito fácil de fazer mais em breve posto também um vídeo o que vai facilitar aos aventureiros.



ACARAJÉ

Ingredientes:
1 Kg de feijão fradinho
2 cebolas raladas
a receita original é com 2 litros de azeite de dende (Eu uso 350 mls de azeite de dende e completo com óleo de sansa).

Preparo:
Deixe o feijão de molho de um dia para po outro, quebre o feijão e tire a casca com o olho (coloque em um pano de pratos e esfregue vigorosamente).
Passe o feijão pelo processador e tempere com a cebola ralada e sal, bata com uma colher de pau até ficar com uma consistencia bem fofa e modele usando duas colheres grandes "não use as mãos".
frite no azeite e recheie com a receita de vatapá que esta postada.
VC pode fazer um vinagrete trocando a salsinha por coentro e adicionando 3 ou 4 pimentas dedo de moça. E é claro um camarão seco em cada acarajé.

VATAPÁ

Ingredientes:
500g de Pão dormido
500g de tomates sem sementes picados
60g de cebola picada
60g de castanha de caju
300g de camarão seco sem casca
250 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de azeite de oliva
200 ml de azeite de dendê
1 litro de caldo de camarão

Preparo:
Misture a cebola, os tomates, as castanha de caju, os camarões secos, o leite de coco e o caldo de camarão e o pão e deixe até que o pão amoleça.
Passe no liquidificador e leve ao fogo com o azeite e o azeite de dendê mexendo com uma colher de pau até atingir a consistência de purê
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.