segunda-feira, 11 de maio de 2009

Saudades

Hoje, dia 10 fui a uma churrascaria com a família comemorar o dia das mães, pra variar comi em excesso e fui obrigado a “jiboiar” por um bom período durante a tarde. Comecei a me lembrar dos dias das mães da minha infância, quando minha avó e sua fiel escudeira a Raimunda entravam na cozinha praticamente de madrugada para preparar o almoço.
As pessoas iam chegando se servindo de cerveja ou uísque, as crianças de refrigerante e todos começavam a entrar na cozinha pra contar histórias, ver como andava o almoço ou roubar molho da massa com o pão, pasmem minha avó adorava, não reclamava da barulheira das migalhas de pão no chão da cozinha nem que provassem por varias vezes o molho (só pra conferir a acidez).
Um dos últimos a chegar era meu tio Mingo - o homem do vinho, sempre trazendo quatro ou cinco garrafas do mais puro néctar das vinícolas da Europa, minha família é de origem italiana logo até as crianças tomam pelo menos um cálice de vinho misturado com água.
Uma sabia amiga uma vez me disse que só existem dois lugares pra se unir as pessoas, na cama e na cozinha, se tem uma terceira pessoa vá para a cozinha.
Meu saudosismo é da festa que durava horas, sou cozinheiro é claro que gosto de mesas grandes. Mais em um restaurante existe uma marcha comandada pelos profissionais, com tempos determinados para cada etapa do almoço, ninguém vai te por pra fora mas acredite o cliente é conduzido o tempo todo.
A falta de tempo e a vida moderna nos roubaram o privilégio de estar e cozinhar para os queridos.
Mais agora com a gastronomia em alta parece que esta voltando Gracie Dio.
Aqui vai uma receita que pode te trazer grandes momentos com as pessoas amadas até
porque você pode convocar assistentes para as várias etapas.

MASSA PARA MACARRÃO

Ingredientes:
3 ovos
300gr de farinha de trigo
1 colher de café de óleo - aproximadamente

Modo de Preparo:
Faça uma coroa com a farinha de trigo e coloque os ovos e o óleo no centro com um garfo e vá batendo os ovos e incorporando a farinha aos poucos.
Quando sentir que os ovos não irão mais escorrer, comece a trabalhar com as mãos, usando a parte perto do punho para fazer pressão sobre a massa.
Trabalhe por uns 10 minutos até a massa estar bem homogenea. Cubra com um pano umido e deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa com um pau de macarrão ou no cilindro e corte no formato desejado.

Massa Verde:
Bata meio maço de espinafre com 2 ovos no liquidificador e 300gr de farinha de trigo, use o mesmo sistema que na massa básica.

Massa Vermelha:
acrescente uma colher de sopa de extrato de tomate aos ovos da massa básica e faça da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.