quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Não Adianta Vir com Guaraná pra mim

Eu nunca soube fazer doces, talvez por isso tenha fixação quase doentia pelo tema, me dedico a criar receitas que as vezes levam semanas até que fiquem aceitáveis. Tento estudar sobre o assunto mas as publicações em português são poucas e com receitas muito pouco técnicas, as poucas existentes foram entregues à tradutores e não a chefs, então falta à adaptação a nossa realidade e ingredientes.
E meu inglês está deveras enferrujado, pra vocês terem uma idéia outro dia a Carol me disse que estava com problemas no pen drive dela e eu levei alguns minutos pra descobrir que era uma caneta piloto, depois disso foi só falar pra ela abrir e colocar um pouco de álcool.
Ela ficou tão feliz que resolvi o problema dela que não conseguia parar de rir, foi muito mimada então não sabe resolver esses probleminhas domésticos.
Bom voltando a vaca fria vocês descobriram porque não consulto os maravilhosos compêndios em Inglês e principalmente em Francês.
Agora com a gastronomia tão em alta como está por aqui, as editoras poderiam ou pelo menos uma delas, descobrir esse nicho de mercado.
A dez anos tínhamos duas revistas de gastronomia, hoje são quatorze publicações, sem contar as especificas ou técnicas para os mercados de panificação food service etc.
Seis anos atrás trabalhando num restaurante em Pinheiros, fui chamado pelo dono para resolver com os noivos o bolo do casamento que seria realizado lá, a simpática mãe da noiva tinha 2 ou 3 revistas importadas com fotos dos mais lindos bolos em pasta americana (que odeio), após olhar as fotos com bolos impossíveis de serem reproduzidos por mim disse:
- A senhora quer que o casamento de sua filha seja lembrado pelo belo bolo seco ou pelo simples bolo delicioso?
Como isso não a convenceu tive que fazer um exemplar de cada para degustação dois dias depois, devia ter ficado de boca fechada.
Me danei horas para aprender a trabalhar com a tal pasta e fazer um segundo bolo que tinha que ser muito melhor para provar que eu estava certo.
No fim o bolo escolhido foi o de nozes, cuja receita já postei aqui, fez tanto sucesso que os noivos me chamaram para compor a famosa foto do corte, só não entendi porque fiquei entre eles, vai entender.

Posto receita de Berinjela à Parmegiana porque estou fazendo o regime de proteínas e não posso comer doces.


BERINJELA À PARMEGIANA

Receita para 3 pessoas

Ingredientes:
4 berinjelas
2 kg de tomates Débora
200g de farinha de trigo
350g de mussarela
150g de parmesão ralado
100 ml de vinagre
1 folha de louro
1 talo de salsão
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho amassados
1 punhado de pimenta do reino em grãos
20g de sal


Modo de preparo:
Corte as berinjelas no sentido longo em fatias finas e em uma tigela com água deixe descansar por no mínimo 40 minutos adicionando o vinagre.
Com uma faca faça uma cruz no fundo dos tomates, e coloque em uma panela grande com água fervente, o salsão, a cenoura, o louro, os grãos de pimenta do reino e o sal.
Cozinhe só até a cruz dos tomates abrirem levemente, uns dois minutos, retire os tomates e depois de frios tire a casca e sementes e passe no passador de tomates ou em uma peneira, refogue rapidamente o pomodori em uma panela com o alho e corrija o sal, reserve.
Retire da água as fatias de berinjela e seque com um pano, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente até dourar e reserve.
Em um refratário faça um fundo com o pomodori e disponha uma camada de berinjelas, cubra com mussarela e mais molho de tomates, vá intercalando as camadas deixando por ultimo uma camada de mussarela, regue com um pouco de molho e polvilhe o parmesão.
Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta 250º C até gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.