quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Homem e o Mar

Vindo pra casa hoje passei em frente a um famoso restaurante de frutos do mar, para minha surpresa estava lotado e tinha até fila na porta, um outro restaurante especializado em paella também vive abarrotado, alguns restaurantes do litoral já chegaram a São Paulo.
Mais cadê as pessoas que não gostam de peixe?
Claro que para cada restaurante especializado em peixes e frutos do mar que abre em São Paulo, abrem 3 churrascarias, MENTIRA.
O numero de restaurantes Japoneses já supera em muito o numero de churrascarias ou de qualquer outro tipo de cozinha, a comida simples que vem dá ilha do outro lado do mundo não só conquistou o paladar brasileiro como mudou nossa forma de encarar a comida que vem dá água.
Mais por quê?
Simples o que não gostávamos era do peixe mal limpo e cheio de espinhas.
- Pedrinho deixa que a mamãe desfia o peixe pra ver se não tem espinha.
Sem querer já impúnhamos restrições á carne de peixe para nossos filhos, que desde pequenos iam criando horror de espinhas que ficariam entaladas na garganta sufocando o moribundo até a morte, exatamente como aconteceu com o tio Não lembro o nome de uma amiga da minha prima.
Já ouvi de alguns Gastrochatos a frase “Tenho asco de rodízio de sushi” claro que todos nós se pudéssemos iríamos aos melhores restaurantes, mais nem sempre a grana dá, então escolhemos um rodízio honesto, outro ponto que tem que ser observado é que a onda nipônica na gastronomia alem de ensinar nossos filhos a comer peixe, ainda ensinou nossos cozinheiros a limparem eles.
Agora se o povo já ta comendo até cru, imagina o que vão achar de uma Moqueca bem feita ou um vatapá.

MOQUECA RAPIDA

Ingredientes:
400g de posta de robalo ou cação
150g de camarão
200g de lulas
150g de mariscos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
½ pimentão verde cortado em cubos
2 dentes de alho picados finamente
1 cebola cortada em cubos
1kg de tomates Débora
60 ml de azeite de dendê
30 ml de azeite
200 ml de leite de coco
1 folha de louro
1 maço de coentro picado e desclorofilado
3 pimentas dedo de moça picadas finamente
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe os tomates com sal, bata no liquidificador e reserve.
Em uma panela adicione um fio de azeite e um fio de azeite de dendê e refogue o alho, os pimentões, a cebola e a pimenta dedo de moça e bata no liquidificador, volte à panela com a folha de louro e o resto do dendê cozinhe por mais 15 minutos e junte o molho de tomates e dois copos de água.
Cozinhe em fogo baixo até engrossar retire 200 ml para o pirão e adicione as postas de peixe os mariscos as lulas e por fim o camarão e o leite de coco cozinhe por mais 7 minutos ou até o camarão estar no ponto. Decore com o coentro e Sirva com pirão e arroz branco.
Para o pirão deixe esfriar os 200 ml de caldo e junte com 200 ml de água misture a farinha de mandioca e leve ao fogo até engrossar, corrija o sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.