domingo, 28 de junho de 2009

Indecisão

Você que como eu é um simples mortal, já deve ter se pego em frente às gôndolas de vinhos nos supermercados sem ter idéia de que garrafa pegar, digo supermercados porque em casas especializadas sempre tem um sommelier que nem sempre acerta.
Ai lembramos de um vinho italiano que tomamos uma vez e estava maravilhoso e vamos nas prateleiras com a bandeirinha da Itália na esperança de reconhecer aquele rotulo que só olhamos quando já estávamos alegrinhos de mais para notar qualquer coisa.
Bom não sou um conhecedor e por isso mesmo me sinto a vontade para dar algumas dicas que aumentarão a porcentagem de acertos.
Primeiro tente ser o menos rotulador possível, explico tem gente que le alguns artigos e toma isso como regra tipo a “uva argentina é a Malbec” tudo bem a Argentina tem grandes Malbec mais tem outras uvas e cortes tão bons quanto os melhores Malbecs.
Use como orientação e não regra fixa, mesmo a máxima de vinho tinto carnes vermelhas vinho branco peixes, óbvio que se você for comer carnes mais fortes ou muito temperadas é melhor escolher um vinho encorpado.
Deguste muito experimente o Maximo de Varietais (vinhos de uma só uva) e cortes (vinhos em que entram dois ou três tipos de uvas) possíveis, e aos poucos estará descobrindo do que você gosta quais vinhos ou uvas combinam mais com seu paladar.
Um bom vinho depende mais da companhia que você escolheu para tomá-lo do que seu pedigree, pessoas que entendem do assunto dizem que sempre deve-se procurar o bom custo beneficio e não o mais caro.
Faço aqui uma pequena lista de vinhos que custam menos do que R$ 40,00 e que considero bons custo beneficio.
Brancos

Finca La Linda Viogner (Argentina)
Santa Inez Sauvignon Blanc (Chile)
Terranoble Vineyard selection Chardonay 2005 (Chile)

Tintos

Finca El Portillo Cabernet Sauvignon (Argentina)
Altos Las Hormigas Malbec (Argentina)
Domaine Conte Carmenere (Chile)
Salamandra Tempranillo (Espanha) Hermanos Luton
Three Steps Shiraz “Hope Estate” (Austrália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.