domingo, 28 de junho de 2009

Indecisão

Você que como eu é um simples mortal, já deve ter se pego em frente às gôndolas de vinhos nos supermercados sem ter idéia de que garrafa pegar, digo supermercados porque em casas especializadas sempre tem um sommelier que nem sempre acerta.
Ai lembramos de um vinho italiano que tomamos uma vez e estava maravilhoso e vamos nas prateleiras com a bandeirinha da Itália na esperança de reconhecer aquele rotulo que só olhamos quando já estávamos alegrinhos de mais para notar qualquer coisa.
Bom não sou um conhecedor e por isso mesmo me sinto a vontade para dar algumas dicas que aumentarão a porcentagem de acertos.
Primeiro tente ser o menos rotulador possível, explico tem gente que le alguns artigos e toma isso como regra tipo a “uva argentina é a Malbec” tudo bem a Argentina tem grandes Malbec mais tem outras uvas e cortes tão bons quanto os melhores Malbecs.
Use como orientação e não regra fixa, mesmo a máxima de vinho tinto carnes vermelhas vinho branco peixes, óbvio que se você for comer carnes mais fortes ou muito temperadas é melhor escolher um vinho encorpado.
Deguste muito experimente o Maximo de Varietais (vinhos de uma só uva) e cortes (vinhos em que entram dois ou três tipos de uvas) possíveis, e aos poucos estará descobrindo do que você gosta quais vinhos ou uvas combinam mais com seu paladar.
Um bom vinho depende mais da companhia que você escolheu para tomá-lo do que seu pedigree, pessoas que entendem do assunto dizem que sempre deve-se procurar o bom custo beneficio e não o mais caro.
Faço aqui uma pequena lista de vinhos que custam menos do que R$ 40,00 e que considero bons custo beneficio.
Brancos

Finca La Linda Viogner (Argentina)
Santa Inez Sauvignon Blanc (Chile)
Terranoble Vineyard selection Chardonay 2005 (Chile)

Tintos

Finca El Portillo Cabernet Sauvignon (Argentina)
Altos Las Hormigas Malbec (Argentina)
Domaine Conte Carmenere (Chile)
Salamandra Tempranillo (Espanha) Hermanos Luton
Three Steps Shiraz “Hope Estate” (Austrália)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Alguns Amigos são para Sempre

Se você não é do ramo pode achar que exagero, mais as pessoas que já dividiram uma cozinha comigo sabem que este relato é verídico.
Se tivesse que escolher uma palavra para o trabalho na cozinha seria “Excelência”, não importa se você trabalha em um restaurante de alta gastronomia, um Bistrô ou um Self service, o que muda são os ingredientes, mais o cuidado tem que ser o mesmo.
A parcimônia que se deve ter para usar um caldo de carne industrializado é até maior do que se fosse um fundo feito na casa com ossos de contra filé e legumes, bagaceira em cozinha que eu trabalho não tem.
Se percebo que não esta no padrão da casa é lixo, e acreditem nenhum cozinheiro gosta de ver seu trabalho ir direto para o lixo.
Tem gente que trabalha na minha cozinha e que não tem conserto, com esses nem falo não reclamo e se vejo que erraram a receita eu simplesmente jogo fora e faço eu, esses geralmente duram pouco, parto do principio que não se deve perder tempo com quem não merece.
Outros entram crus, mais tem vontade, ou talento ai meus amigos eu torno a vida deles um inferno, vou gritar, espernear, reclamar e deixar bem claro quando eu me decepcionar com atitudes ou tarefas, muitas vezes ouvi de funcionários a frase:
- Poxa eu que me mato aqui só me ferro e fulano só faz merda e você não fala nada.
Um sub chef que trabalhou comigo vários anos sempre consolava esses dizendo:
- Agradeça guando ele te dá esporro, porque o dia que ele não falar nada é porque desistiu de você.
Em uma cozinha o fogão é o rei, e deve ser tratado como tal, tem que estar sempre impecavelmente limpo e bem regulado e só chegará perto dele quem se mostrar merecedor desta honra, um novato não encosta no fogão nem para limpa-lo.
As pessoas entram na cozinha pela pia, ou se são formadas, pelo Guard manger (pratos frios), montagem de saladas e sobremesas, se forem espertas começam a observar o trabalho dos Piratas (cozinheiros), um dia falta um, ai é a chance de chegar perto da praça quente, não se deve contar muito com isso porque um pirata não falta.
Neste dia a pessoa já saberá afiar sua própria faca e não se cortará mais a cada cinco minutos, provavelmente já vai estar na hora de ganhar uma faca de verdade, é isso ai todos os cozinheiros que já trabalharam comigo e que eu considerava, ganharam de mim muitas broncas e uma faca forjada.
Quem trabalha em cozinha convive mais com seus colegas de navio do que com a família, são horas e horas de trabalho estafante e só se pode contar com quem esta ali do seu lado, isso cria vínculos para toda uma vida, não tem semana em que não saia pra jogar conversa fora com piratas.
A dois mil e poucos anos atrás um homem partilhou o pão com 12 de seus amigos, desde então não existe forma mais clara de demonstrar sua amizade.
Por isso posto uma receita de Pão.
Pão de Calabresa

Ingredientes:

• 1 e 1/2 kg de farinha de trigo especial
• 800 g de calabresa fresca
• 150 g de sal
• 50 g de fermento biológico
• água para dar liga

Modo de preparo:

• 1ª etapa - Em uma vasilha misture 1/2 quilo de farinha e 30g de fermento biológico. Vá adicionado água e misturando até obter uma massa homogênea e elástica. Cubra a vasilha com um pano e deixe descansar por 24h dentro da geladeira.

• 2ª etapa - Adicione farinha (500 g) e água na massa já descansada, vá mexendo até obter novamente uma massa homogênea e elástica.
Corte na metade a massa (reserve uma delas na geladeira, para iniciar um novo pão). Na outra, adicione mais farinha (500 g), água e sal. Misture bem.
Quando a massa estiver homogênea separe-a em bolas de 500 g - a mistura vai render de 3 a 4 bolas. Deixe a massa crescer por 1h30.
Abra-a com a mão e, no centro, coloque a lingüiça desfeita (basta retirá-la da tripa).
A seguir feche a massa enrolando, para fazer o "filão", e deixe crescer por mais 1h na assadeira.
Em um forno pré-aquecido (200º C) asse o pão por cerca de 1h.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

E Continuamos Agindo como Colônia

Não dá mais pra aceitar esta postura de alguns brasileiros que continuam a achar que tudo que vem de fora é melhor.
A ultima agora são os endinheirados que voltam dos Estados Unidos contrabandeando essa gripe suína que estão chamando de pandemia pra valorizar, nós temos doenças tão boas quanto qualquer importada, nossa Dengue já proporcionou vários óbitos e também é bem difícil controlar.
Sem falar que nossas doenças não são transmissíveis simplesmente pelo ar, temos hospedeiros e agentes transmissores é bem mais complexo.
Não sou contra a globalização sou contra a bobalização, quem nunca comprou um eletrônico chinês que dura só um mês.
Até barata agora tem importada, a tal barata alemã, é uma pequenina que tem que sapatear para matá-la porque ela fica entre os biscoitos do solado do tênis, quero nossa cascuda de volta grande e brilhante que dava pra matar com um só pisão e ainda fazia crachhh.
Ta bom posso ser um pouco nacionalista, mais eu controlo bem com idas periódicas ao Mc Donalds, não quero pregar boicote a nada nem a ninguém, mais acho que já chega de comprar lixo de um país vizinho pra presentear quem ”amamos” ou pior pra beber com os amigos, não tem dinheiro para beber um bom uísque tome um honesto.

Só estou desabafando porque meu celular quebrou, mais pra compensá-los vou postar uma receita bacana.
ESCONDIDINHO

Ingredientes:
2 kg de mandioca cozida
500g de carne seca
04 cebolas roxas cortadas finamente
300g de requeijão
1 maço de salsinha picada
80 ml de manteiga de garrafa
300 ml de leite
200g de queijo parmesão
20 g de sal
60g de manteiga
1 ovo para pincelar
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:
Em uma tigela coloque para dessalgar a carne seca de um dia para o outro trocando a água pelo menos seis vezes.
Em uma panela com manteiga de garrafa refogue a carne seca com a cebola e a salsinha, acerte o sal e pimenta do reino e reserve.Passe a mandioca cozida em um moedor de carnes ou no processador e adicione leite o suficiente para bater, em seguida leve a panela em fogo baixo, acerte o sal e junte a manteiga.
Em um refratário faça uma cama de purê de mandioca e suba nas bordas da travessa, espalhe a carne refogada, cubra com o requeijão e termine com uma camada de purê.
Pincele o ovo e polvilhe parmesão.
Leve ao forno alto 250C. Até gratinar.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Um Crime Ediondo

Tem uma febre que pra variar importamos dos Gringos e vem ganhando mais e mais adeptos a cada ano, que é comer com a televisão ligada.
Vários estudos mostram que nós humanos nos desarmamos, isso mesmo baixamos a guarda enquanto comemos, ao contrario dos animais irracionais que ficam em alerta para proteger a comida, todo mundo conhece casos de gente que foi mexer com o Rex durante o almoço dele e tomou uma dentada.
Observando uma pessoa comendo podemos aprender muito sobre ela, sabe aquele colega de escritório que finge ser o que não é? Observe-o em frente a um prato de comida.
As pessoas mostram muito de si enquanto comem, até em como montam seus pratos ou se comem muito ou pouco, se preferem doces ou salgados, tudo isso dá pra traçar um bom perfil psicológico.
Ai é que eu quero chegar, quando as famílias comiam juntas, alem da união em volta da mesa onde todos podiam contar e ouvir uns sobre os outros e até brigar muitas vezes, era um grande momento para que os pais mais atentos percebessem como estavam seus filhos.
Ai veio esta maldita mania de almoçar ou jantar em silencio para ver e saber mais sobre a vida da filha do personagem indiano que engravidou na novela das oito e esquecemos de ver e saber mais sobre a vida de nossos filhos.
Como se o estrago já não fosse bem grande, alguns comerciantes que tinham esse costume em casa acabaram levando para seus restaurantes.
Você já tentou chamar um garçon nesses restaurantes com TV ligada?
Então sabe do que falo, claro que existem exceções como em um bar temático onde o vídeo pode ajudar a compor o ambiente sobre o tema escolhido, ou durante finais de campeonato ou a copa claro.
Mais ninguém vai a um restaurante para ver vale a pena ver de novo, um almoço que antes era um momento de prazer com os amigos de trabalho virou uma reunião de zumbis.
Eu sempre penso que talvez o dono do restaurante esteja tentando desviar nossa atenção da higiene do local com esta pratica, ou coisa pior.
Diga não a televisão na hora de comer.
Diga não a televisão no quarto, porque se sua mulher já reclamava do tempo dedicado a ela imagina se no lugar do cigarro você acender a TV.
Posto uma receita de brigadeiro de colher que é ótima pra comer na frente da TV assistindo um filme.
BRIGADEIRO

Ingredientes :

2 latas Leite condensado
300 ml Creme de leite
70g Chocolate do padre

Modo de preparo :
Coloque todos os ingredientes na panela e misture com o Fue (batedor de arame).
Leve ao fogo alto mexendo sempre até esquentar, abaixe o fogo e mexa até engrossar.

sábado, 13 de junho de 2009

Se todo mundo for a favor, Eu sou contra

Eis meu dilema, a principio como cozinheiro que sou adoro o dia dos namorados, filas enormes de casaizinhos apaixonados sedentos por uma mesa e um vinho de 10 dólares.
Mais ontem foi meu primeiro dia dos namorados em muitos anos em que não estava na cozinha, então vamos lá primeiro tens que ir atrás de um presente que demonstre todo o apreço e amor que você sente contra seu objeto do desejo (não ta errado não, é contra mesmo), eu romântico inveterado que sou enfrentei transito caótico, falta de vagas no estacionamento do shopping e comprei uma trena digital pra minha amada, para que ela meça melhor as coisas que faz, explico ela é decoradora mais diz que é design de interiores, eu não sei a diferença mais deve ter.
Presente comprado vamos atrás das flores, que vão custar o mesmo preço do dia de finados, faz sentido.
E finalmente chegamos à escolha do restaurante digo da fila do restaurante, meu palpite é que você escolha uma fila longa e de preferência mal organizada com gente passando a sua frente, assim dá pra se distrair falando mal de tudo e das roupas dos outros componentes da fila, eu fui ao Jardim di Napoli restaurante que adoro, mais como sempre sou dos mais mal vestidos entrei no Giordano que é a rotisserie em frente, comprei meia garrafa de um Catana carmenere e pedi duas taças emprestadas o que junto com o violonista que estava cantando MPB de boa qualidade, garantiu uma espera longa mais agradável.
Jantar terminado dispenso a sobremesa, pois o lugar reservado a ela no meu estômago ocupei com mais uma cesta de pães para aproveitar o molho do polpetone, café, Sambuca com mosca e a conta.
- Amorrrrrrr vamos encarar outra fila na porta do motel?
- Eu não aguento mais vinho e o violonista não vai estar na fila, então vamos pra casa.
Como comi demais vou postar uma receita bem leve.
PANNA COTTA COM FIGOS E PRESUNTO CRU

Ingredientes:
300g de creme de leite fresco
100 ml de leite
2 ramos de tomilho
1 folha de louro
4 folhas de gelatina incolor
1 colher de sopa de salsinha finamente picada
1 colher de sopa de cebolinha cortada finamente
50g de açúcar mascavo
4 figos com casca lavados cortados em estrela
150g de presunto cru
20g de manteiga
30g de sal
10g de pimenta do reino branca

Modo de preparo:
Em uma panela ferva o creme de leite, o leite com o louro, o tomilho, sal e pimenta do reino branca, retire do fogo e deixe amornar, misture a gelatina picada e misture até incorporar e deixe descansar por 20 minutos.
Coe passando o creme para uma tigela e faça um choque térmico usando uma tigela maior com gelo para apoiar a tigela do creme, junte a cebolinha e a salsinha e bata até começar a engrossar unte 4 forminhas com manteiga distribua o creme e leve a geladeira por no mínimo 4 horas.
Polvilhe o açúcar mascavo nos figos e leve ao forno alto até caramelizar uns 15 minutos.
Sirva a Panna cotta com fatias finas de presunto cru e um figo para cada.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O Homem e o Mar

Vindo pra casa hoje passei em frente a um famoso restaurante de frutos do mar, para minha surpresa estava lotado e tinha até fila na porta, um outro restaurante especializado em paella também vive abarrotado, alguns restaurantes do litoral já chegaram a São Paulo.
Mais cadê as pessoas que não gostam de peixe?
Claro que para cada restaurante especializado em peixes e frutos do mar que abre em São Paulo, abrem 3 churrascarias, MENTIRA.
O numero de restaurantes Japoneses já supera em muito o numero de churrascarias ou de qualquer outro tipo de cozinha, a comida simples que vem dá ilha do outro lado do mundo não só conquistou o paladar brasileiro como mudou nossa forma de encarar a comida que vem dá água.
Mais por quê?
Simples o que não gostávamos era do peixe mal limpo e cheio de espinhas.
- Pedrinho deixa que a mamãe desfia o peixe pra ver se não tem espinha.
Sem querer já impúnhamos restrições á carne de peixe para nossos filhos, que desde pequenos iam criando horror de espinhas que ficariam entaladas na garganta sufocando o moribundo até a morte, exatamente como aconteceu com o tio Não lembro o nome de uma amiga da minha prima.
Já ouvi de alguns Gastrochatos a frase “Tenho asco de rodízio de sushi” claro que todos nós se pudéssemos iríamos aos melhores restaurantes, mais nem sempre a grana dá, então escolhemos um rodízio honesto, outro ponto que tem que ser observado é que a onda nipônica na gastronomia alem de ensinar nossos filhos a comer peixe, ainda ensinou nossos cozinheiros a limparem eles.
Agora se o povo já ta comendo até cru, imagina o que vão achar de uma Moqueca bem feita ou um vatapá.

MOQUECA RAPIDA

Ingredientes:
400g de posta de robalo ou cação
150g de camarão
200g de lulas
150g de mariscos
1 pimentão vermelho cortado em cubos
½ pimentão verde cortado em cubos
2 dentes de alho picados finamente
1 cebola cortada em cubos
1kg de tomates Débora
60 ml de azeite de dendê
30 ml de azeite
200 ml de leite de coco
1 folha de louro
1 maço de coentro picado e desclorofilado
3 pimentas dedo de moça picadas finamente
Sal a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe os tomates com sal, bata no liquidificador e reserve.
Em uma panela adicione um fio de azeite e um fio de azeite de dendê e refogue o alho, os pimentões, a cebola e a pimenta dedo de moça e bata no liquidificador, volte à panela com a folha de louro e o resto do dendê cozinhe por mais 15 minutos e junte o molho de tomates e dois copos de água.
Cozinhe em fogo baixo até engrossar retire 200 ml para o pirão e adicione as postas de peixe os mariscos as lulas e por fim o camarão e o leite de coco cozinhe por mais 7 minutos ou até o camarão estar no ponto. Decore com o coentro e Sirva com pirão e arroz branco.
Para o pirão deixe esfriar os 200 ml de caldo e junte com 200 ml de água misture a farinha de mandioca e leve ao fogo até engrossar, corrija o sal.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Minha sogra vem jantar

- Amorrrrrrrrrrrrr a mamãe vem jantar aqui em casa amanhã, faz aquela berinjela gratinada que ela adora.
Já falei um milhão de vezes é A PARMEGIANAAAAAAAAAAA e não gratinada, penso.
Na mesma hora começo a criar receitas de língua com jiló.
Para se fazer uma língua macia necessariamente temos que cozinha-la com o couro e só depois com uma incisão precisa no dorso retire-o, ai fatie finamente e disponha em cima de uma cama de purê de mandioquinha deixando dois dedos em toda volta para que o purê apareça.
Para o refogado de jiló preciso de duas cebolas cortadas em juliene transparente, pimentões verde e vermelho também cortados finamente e vinagre balsâmico para deixar o jiló já cortado em rodelas finas de molho por pelo menos uma hora, retire do aceto e refogue com a cebola, os pimentões em manteiga clarificada e shoyu, sal e pimenta do reino a gosto.
Arrume o refogado em cima da língua deixando um dedo em toda a volta para que ela apareça, para harmonizar cerveja bem gelada aproveitando a piada que diz, sogra é como cerveja, só gelada em cima da mesa.
De sobremesa doce de leite, porque ela adora, mais nunca come por causa de uma doença que não me lembro bem, acho que chama diabe sei lá o que, bom deixa pra lá vivamos a vida intensamente.
- Amor to indo buscar as berinjelas no super, você quer alguma coisa?
- Já que você ta indo traz absorvente intimo.
- claro meu doce.
A caminho do supermercado lembro o quanto amo minha família.
BERINJELA A PARMEGIANA

Ingredientes:

para 3 pessoas
4 berinjelas
2 kg de tomates Débora
200g de farinha de trigo
350g de mussarela
150g de parmesão ralado
100 ml de vinagre
1 folha de louro
1 talo de salsão
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho amassados
1 punhado de pimenta do reino em grãos
20g de sal

Modo de preparo:
Corte as berinjelas no sentido longo em fatias finas e em uma tigela com água deixe descansar por no mínimo 40 minutos adicionando o vinagre.
Com uma faca faça uma cruz no fundo dos tomates, e coloque em uma panela grande com água fervente, o salsão, a cenoura, o louro, os grãos de pimenta do reino e o sal.
Cozinhe só até a cruz dos tomates abrirem levemente, uns dois minutos, retire os tomates e depois de frios tire a casca e sementes e passe no passador de tomates ou em uma peneira, refogue rapidamente o pomodori em uma panela com o alho e corrija o sal, reserve.
Retire da água as fatias de berinjela e seque com um pano, empane na farinha de trigo e frite em óleo quente até dourar e reserve.
Em um refratário faça um fundo com o pomodori e disponha uma camada de berinjelas, cubra com mussarela e mais molho de tomates, vá intercalando as camadas deixando por ultimo uma camada de mussarela, regue com um pouco de molho e polvilhe o parmesão.
Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta 250C.
Até gratinar.

domingo, 7 de junho de 2009

A Elegância está na simplicidade

Assim que casamos nossas mulheres tratam logo de arrumar um casal de amigos, acho que pra nos tirar da convivência danosa dos amigos solteiros, e elas tem razão na maioria das vezes.
Ai começam os programas a quatro, cineminha, Barzinho, Teatrinho, tudo no diminutivo como manda a tradição das mulheres recém casadas, já vi mulher recem casada chamar sexo de fazer um amorzinho gostoso, pelo amor de deus coitado do marido dela que era obrigado a trocar sexo bem feito por essa coisa que nem sei o que significa.
Bom ai sua mulher tem a idéia, - Biiiiiiiii (diminutivo de Bisuzungo) vamos fazer um jantarzinho aqui em casa?
Começa o dilema o que fazer? Como servir?
Gente bom senso, eu sei que gastronomia esta na moda mais é muito mais difícil dar requinte a um prato simples do que a um confit de pato que já é requintado por si só, não tente se mostrar, evite comparações entre você e o outro marido, é claro que você cozinha muito melhor, por isso mesmo pode se dar ao luxo de ser simples, como sempre minhas dicas são para servir de guia e não serem copiadas.
Entrada:
Estamos entrando no inverno então faça um creme de mandioquinha com camarões levemente apimentado ou um caldinho de feijão preto bem brasileiro, torradas ou croutons serão bem vindos.

Prato:
Faça um risoto simples sem muitos ingredientes, pupunha ou abóbora acompanhado por um Pailard a milanesa ou um saltinboca a La romana, algo com cara de comida caseira e fácil de harmonizar com o vinho que seu amigo prometeu levar.

Sobremesa:
Flambe frutas ou caramelize e quando a amiga perguntar a sua mulher se pode levar algo para a sobremesa, peça o sorvete de creme.

Um bom café e um licor não muito doce são o fim perfeito deste jantarzinho.
Deixe espaço para que o casal participe, se lhe for oferecida ajuda aceite, não se faça de auto-suficiente você esta na sua casa, em seu território cabe a você ceder e dar espaço para os convidados se sentirem em casa e úteis.

Uma noite agradável deve ser agradável a todos, então lembre-se de não brigar com sua Biiiii (diminutivo de Bisuzunga) neste dia nem que você deteste o arranjo de flores que ela insiste em colocar na mesa.

Posto uma receita de Fondue que pode substituir este jantar com muito charme.
FONDUE DE QUEIJO
Receita para 4 pessoas


Ingredientes:
400g de queijo Gruyere ralado
700g de queijo Emental ralado, É importante
que os queijos sejam de boa qualidade.

1 Taça de vinho branco seco (200 ml)
Pimenta do reino moída na hora
Nos moscada moída na hora
1 cálice de Kirsh (30 a 50 ml- a gosto quanto mais kirsh mais marcante será o gosto do fondue) obs.: O Kirsh é uma aguardente de cereja, que vc encontra em boas casas de bebidas.
1 colher de café bem cheia de fécula de batata
1 dente de alho

Modo de Preparo:
misture o kirsh com a fécula de batata e reserve.
Esfregue o dente de alho em toda a superfície interna da panela, coloque o vinho na panela e aqueça e vá adicionando os queijos aos poucos mexendo sempre com uma colher de pau até criar uma massa homogénea.
tempere com a pimenta do reino e a nos moscada a gosto e adicione o Kirsh misturado a fécula de batata, e cozinhe por mais 2 ou 3 minutos.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

E o pior aconteceu

Acho que não tem pesadelo pior para um cozinheiro que um filho que não goste de comer, pois é se for sua única filha, não que eu desejasse que ela fosse enorme de gorda de tanto comer, mais que comesse mesmo que moderadamente.
Uma refeição por dia já era o suficiente, com direito a repetir nas datas festivas como Natal, aniversário etc.
Alguns podem achar que é exagero mais a menina esta a beira da anorexia, excluindo doces que ela come um pouco.
Outro dia fomos almoçar em um desses steakhouse Australianos na esperança que por estar na moda ela comesse, doce ilusão a minha enquanto eu e os irmãos dela comiamos entradas, pratos, refrigerantes refil, ela tomou dois chás e dispensou até a sobremesa que ela diz gostar.
Já tentei de tudo até aviãozinho e nada, meu desespero é tamanho que estou pensando em importar da França uma daquelas jeringonças de alimentar gansos para fazer foie gras, ou apelar pro soro na veia pra que volte pelo menos a cor original, e o pior é que as mulheres da família elogiam “meu deus está linda, olha que corpinho de modelo” como se isso fosse bonito, não conheço homem que goste de corpo de modelo, só os estilistas gays que por raiva obrigam suas modelos a ficar com um look Auschwitz e depois colocam sobre elas alguns trapos e chamam de alta costura, deve ter relação com a altura delas.
Bom caso alguém tenha alguma idéia de como salvar a chassi de grilo, por favor, ajudem.
Obs. Biotônico Fontoura eu já tentei.
Vou postar a receita do Mousse de chocolate que é a única receita que faço que ela come.
MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes:
200g de chocolate meio amargo passado no ralador grosso
1 xícara de chá de açúcar
4 ovos nº 4 (separe as gemas das claras)
1/2 dose de rum

Modo de Preparo:
Bata as gemas com o açúcar até que dobre o tamanho, derreta o chocolate em banho maria e misture vigorosamente com as gemas e o açúcar, junte o rum.
Bata as claras em neve firme e incorpore delicadamente ao creme de chocolate mexendo sempre de baixo para cima tomando o cuidado para que fique bem aerado.
Leve a geladeira por no mínimo 6 horas.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Perdeu Playboy

E mais uma vez os repórteres investigativos do nosso blog vão atrás da verdade nua e crua desta vez sobre o Hambúrguer.
O mais provável é que ele seja uma variação do Beef Tartar bastante conhecido e consumido na Europa.
Nascido da necessidade dos Tártaros de conservar a tornar digerível a carne de baixíssima qualidade eles a picavam e guardavam embaixo da sela dos cavalos, o suor salgado do animal e o calor cozinhavam a carne tornado-a uma pasta.
Os Alemães passaram a temperar a carne crua com especiarias como sal, pimenta do reino, mostarda e ervas, e passaram a chamar de Raquepeta em algumas regiões.
No século XIX com a imigração de alemães para os E.U.A a partir do porto de Hamburgo a Raquepeta ou Beef Tartar chegou ao novo mundo, ai foi uma questão de tempo começarem a cozinhar e depois grelhar o hambúrguer steak.
Em São Paulo o melhor hambúrguer que comi era do falecido Rock Dreams na Lorena,
hoje o Rockets é uma vaga lembrança dele.
Ái tem os brasileiros como o Joakin’s, o Chico’s e o mais recente A Chappa.
E os americanos do Burger king e Mc Donalds, não cito o America de propósito porque os novos donos destruíram o restaurante.
Posto aqui uma receita de inspiração texana e que fez bastante sucesso em um restaurante que trabalhei.
HAMBURGUER

Ingredientes:
500g de Patinho moído 2 vezes (ou alcatra)
90g de bacon picado finamente (ou bata com a cebola no processador)
Uma cebola pequena picada finamente
70 ml de ketchup
1 dose 50 ml de conhaque
20g de Sal Prove a carne e coloque aos poucos
Pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo:
Junte em uma vasilha todos os ingredientes e amasse até ficar homogêneo, molde bolas de 150 a 200g dependendo se você quer mais ou menos rosado por dentro.
Amasse a bola formando o hambúrguer e leve a grelha ou a uma frigideira com teflon com um fio de óleo.
Um pedaço de 120g de Gorgonzola derretido em fogo baixo em 80 ml de creme de leite vão criar um molho bem bacana para seu hambúrguer.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sinceridade

Eu nunca gostei de festa Junina, primeiro porque não gosto de pamonha nem de nenhum doce com milho, não gosto de quentão e nem de vinho quente com canela e não gosto de musica caipira.
Mais acho que meu trauma foi por causa das minhas professoras do primário que me obrigavam a ensaiar a maldita quadrilha um mês, o que já é um mico grande, mais o pior era o dia da festa que sempre caia em fim de semana que sabemos que não é dia de ir à escola, como se isso não fosse o suficiente ainda tinha que agüentar minha mãe me pintando um bigodinho infame e costurando remendos na minha calça jeans favorita.
Vamos pra festa e lá tinha brincadeiras “divertidíssimas” como à prisão, que se resume em brutamontes do ginásio te trancarem numa sala e você ter que dar seu vale refrigerante pra poder voltar pra festa e ouvir sua mãe te dizer que não vai te comprar outro porque muito refrigerante faz mal.
E a pescaria onde você tem que pagar pra tentar pescar a prenda que você comprou e levou durante a semana, ahhhh mais tem a barraca do beijo!! Ta bom desafio alguém a postar aqui o relato de alguém que já tenha se dado bem em uma barraca do beijo.
Chega a hora da quadrilha, o ápice da festa onde você tem que tentar distinguir o que o professor de educação física esta comandando naquele som inaudível e ainda tem que dançar e dar tchauzinho pra sua mãe orgulhosa do péssimo mini dançarino dela.
Há alguns anos atrás ainda tinha que levar meus filhos o que reinteirou meu horror a esta festa tão popular e brejeira.Posto aqui uma receita de pamonha pros menos mal humorados do que eu.
PAMONHA

Ingredientes:
12 espigas de milho verde com palha
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite de coco
5 gotas de baunilha (opcional)

Modo de preparo:
Retire com cuidado a palha do milho tentando preservar a integridade delas, debulhe o milho e leve ao liquidificador com o leite de coco e o açúcar e bata até ficar homogêneo.
Sobreponha 2 palhas de milho e despeje uma colher bem cheia do creme e com cuidado dobre com as pontas para dentro e amarre com uma tira bem fina de palha (Pode-se optar por costurar um saquinho
com as palhas).
Ferva água em uma panela grande e mergulhe as pamonhas com cuidado deixando que elas cozinhem por
50 minutos, retire e deixe esfriar em local fresco.
É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.