segunda-feira, 20 de julho de 2009

Que se FOODS

Comfort foods, Finger foods, nós cozinheiros agora estamos parecendo publicitários, primeiro criamos prêmios para nos auto-premiar, depois começamos a valorizar a nossa profissão e a nós mesmos mais do que aos clientes e agora arrumamos vários termos em inglês para confundir as pessoas e parecer mais descolados.
Para se ter uma idéia foram eles (os publicitários) que inventaram que panfleto é flyer, tema é briefing, e vários outros nomes que temos sinônimos tão bons quanto.
Nosso contra ataque foi chamar bolinho de coup cake e outras besteiras.
De verdade isso aconteceu na publicidade quando o Washington Oliveto virou mega star (outro termo de publicitário) para se referir a grandes estrelas, e trouxe com ele o Nisan Guanais, altos salários e grande exposição na mídia e todo mundo queria ser o rei da criação em uma agencia de renome.
Quase vinte anos depois e aparece o Alex Atala, Emmanuel Bassoleil e outros galãs de dólmã com altos salários e grande exposição na mídia e de novo todo mundo quer ser chef em um Hotel conceito ou um bistrozinho charmoso nos jardins.
Toda semana tem um novo curso de gastronomia em faculdades de conteúdo duvidoso, para tomar o dinheiro dos pais de jovens de classe media sedentos de fama e riqueza.
Outro dia fui informado que 70% dos jovens que concluíram estes cursos e se formaram tecnólogos em gastronomia ou chef internacional se cursaram 3 anos, não atuam na área, a grande maioria quando ingressou no curso nem gostava ou cozinhava por hobby.
De verdade o brasileiro quer a qualquer custo ser famoso e ser visto ao lado da Lua, desculpem pra vocês é Luana Piovane.
Alguém tem que contar pra esse povo que o Washington, Nisan, Alex, Emmanuel são artistas no verdadeiro sentido da palavra e tem o sucesso que tem em suas carreiras por dedicarem toda uma vida a ela, e não á serem famosos.
Quer fingir que é chef pra ficar famoso? Vai fazer artes cênicas.

Posto uma receita de bolo de laranja, alias “O bolo de laranja”
BOLO DE LARANJA

INGREDIENTES:
300 g de açúcar
225 g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de chá de óleo
7 gemas
1 colher de chá de essência de baunilha
3/4 de xícara de chá de suco de laranja
1 colher de sopa de raspas de laranja
10 claras
1 1/4 de colher de chá de cremor tártaro
açúcar de confeiteiro para polvilhar

PREPARO:
Reserve 2 colheres de sopa de açúcar e coloque o restante na batedeira, junte a farinha, o fermento e o sal longe do fermento,
misture.
Adicione o óleo, as gemas, a baunilha, o suco de laranja, as raspas de laranja e bata por 3 a 4 minutos e reserve.
Aqueça o forno a 160°C (médio baixo)
Em outra tigela grande bata as claras, assim que começarem a espumar junte o cremor tártaro.
Quando atingirem o ponto de picos moles, acrescente o açúcar reservado e continue batendo até atingir o ponto de picos duros, incorpore delicadamente as claras batidas com o creme de laranja, despeje a massa em uma forma de aro removível para chiffon, sem untar e leve ao forno por 50 minutos.
Retire o bolo do forno e inverta imediatamente o bolo sobre uma base de metal (tipo pedestal que tenha o tamanho da forma) deixe esfriar por 01h30min h.
com uma espátula fina e estreita solte as laterais do bolo e solte o aro (com cuidado) com a mesma espátula solte o fundo da forma.
inverta o bolo sobre um prato e finalmente solte com a espátula a base de metal, polvilhe com açúcar de confeiteiro e bom apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.