sexta-feira, 31 de julho de 2009

Você é o que Você Come

Esta famosa frase nasceu nos anos 70 na Califórnia junto com o LSD e a onda vegetariana que veio da Índia.
Nada que venha deste pitoresco movimento tem relevância para a gastronomia, mesmo porque a macrobiótica não esta ligada ao movimento Hippe e sim a um japonês chamado Ohsawa que morreu uma década antes.
Mas a frase em si é boa e sempre que filhos ou amigos querem comer na rua eu faço uso dela, já caiu no domínio popular.
Toda vez que alguém me conta do aparecimento de um ambulante que vende o melhor cachorro quente do mundo ou o Yakissoba na esquina da Paulista com a rua X que é de comer rezando, eu peço para que o indivíduo pare ao lado do Wok e fique lá por 3 horas e depois passe um lenço umedecido no rosto, com certeza esta pessoa vai perceber o que esta indicando para os amigos e parentes (lembre-se que sogra não se encaixa nestes dois grupos), sem falar que a falta de água corrente e potável dificulta em muito a pouca higiene que o tal ambulante pretenda ter.
Meu filho mais velho que come até churrasco grego, diz que estou perdendo muito sendo tão fresco, já o levei umas três ou quatro vezes ao medico para tratar os bichos de barriga.
No caso de vans ou Kombis as condições de higiene melhoram um pouco, ai você só tem que se preocupar com a qualidade da comida e com o antiácido.
Esta semana depois de muita falação sobre o Rolando Lero fui convencido a experimentar, não vou fazer critica gastronômica porque tenho que correr até a farmácia para comprar o antiácido que esqueci.

Posto receita de quiche de alho poró para ficar pronta em casa pra quando der aquela fominha.

QUICHE DE ALHO PORÓ



Ingredientes:
Massa
500g de farinha de trigo
300g de manteiga sem sal gelada em cubinhos
1 ovo
10 g de sal
1 colher das de chá de açúcar
20 ml de leite

Recheio
500 ml de creme de leite fresco
5 ovos
1 cebola pequena cortada finamente
1 Alho poro cortado finamente
30g de manteiga sem sal
120g de queijo Gruyère
Nós moscada
Sal a gosto

Preparo:
Massa
Faça um monte com a farinha de trigo e abra um buraco no meio, despeje o ovo o sal o açúcar e a manteiga no centro e comece a misturar com os dedos, dependendo do dia você terá que adicionar mais ou menos leite (em dias muito úmidos espirro com os dedos) misture até ficar homogêneo, não deixe que sua mão aqueça demasiadamente a massa.
Embrulhe em filme plástico e leve a geladeira por 30 minutos, forre uma forma de quiche.


Recheio
Em uma frigideira derreta a manteiga e refogue a cebola e o alho poro e espalhe sobre a massa, polvilhe o queijo Gruyère sobre o refogado.
Bata os ovos com o creme de leite até mudar a textura, tempere com sal e noz moscada e despeje em cima da massa. Asse em forno pré aquecido a 180º C até que fique dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.