domingo, 19 de julho de 2009

Esfaqueado

Impressionante o sucesso que tem feito a receita de Fondue que postei aqui no blog, até em programa de televisão me chamaram pra fazer uma versão caipira com queijos nacionais e cachaça, eu tenho feito e comido bastante nos dias mais frios em companhia de bons amigos e bons vinhos.
Mais no sábado fui a um especial, nem tanto pelo fondue, nem pelo vinho, mais pelos amigos.
Alem de gente com quem gosto muito de estar, fui presenteado com uma faca adamascada que é meu sonho de consumo há muito tempo, só um grande amigo sabe exatamente o que você mais quer.
Vou aproveitar este texto para esclarecer alguns pontos sobre facas, porque muita gente me pergunta como conhecer e escolher a faca correta.
Vou tentar ser o menos técnico possível.
Para cutelaria os aços mais usados são os 440C, B ou A existem ligas especiais mais não quero me alongar.
Como regra geral quanto mais duro o aço maior conservação de fio, para ficar claro uma faca de cozinha comum é muito flexível (você pode envergá-la com facilidade) e uma semana depois de comprada já não corta nada, essas facas são estampadas.
Uma boa faca é forjada e pode ter várias ligas e temperas e você quase não consegue envergá-la, ao escolher uma faca procure facas feitas em países conhecidos pela qualidade de sua metalurgia, Suécia, Alemanha e Japão ou grandes compradores destes países como Estados Unidos e Espanha só pra citar os maiores, isso já é uma garantia.
Ai você vai me perguntar, E aquela faca nacional feita à mão?
Tem uma que eles falam que vendem pra forças especiais da policia e tal, mais ela usa aço nacional que é de qualidade muito inferior aos que citei, eu mesmo já quebrei uma de caça desta marca abrindo um coco verde o que é inadmissível.
Em um nível acima tem as facas artesanais e entre elas a adamascada que usa duas ligas de aço diferentes com temperas diferentes entre elas, garantindo um fio duradouro e sem igual.
Eu tenho muitas facas e todas de boa qualidade, posto aqui entre as que tenho as melhores marcas para servir de indicação.

Nacional:
Linha Century Tramontina 8” ou 10”

Importadas:
WMF Kochmesser series 8” ou 10”
Global cromova G3 Series 8”
Calphalon Katana series 8” (adamascada)

2 comentários:

mashblogger disse...

Experimente as Facas Zakharov Nacionais
Mash
msherzog@terra.com.br

Claudio disse...

A faca nacional que citei que quebrou foi desta marca.

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.