quarta-feira, 22 de julho de 2009

Meu Primeiro Negócio

Eu sempre sonhei ter uma lanchonete, no meu sonho o local seria em fórmica texturizada branca com um grande balcão em tabuas largas e todos os equipamentos
em aço inox, dando ao local uma sensação de assepsia.
A comida seria diferenciada não teríamos chapa, os lanches seriam mais naturais e saudáveis como um sanduíche de homus com alface americana fresquinha no mini pão italiano feito no dia, outro com pasta de atum feito com maionese caseira e cebolas, alem da alface crespa este no pão integral, um Hot dog com pão de 26 cm e salsicha artesanal feita com tripa de cordeiro vinda da Argentina no lugar de plástico com 30 cm para garantir que sairia um pequeno pedaço dela de cada lado do pão, para acompanhar batatas chips.
O mais quentinho e fresco pão de queijo garantido por 04 fornos elétricos Layr.
Convenci meu irmão a vender um Monza que ele tinha e entrar comigo no negocio, em fevereiro de 1984 inauguramos em uma escola técnica em Guarulhos, morávamos na Granja Viana em Cotia a mais de 60 km de distancia, compramos um fusca cada um para servir de “viaturas” da empresa, mais isso eu conto daqui a pouco.
No dia da inauguração meia hora antes dos alunos saírem para o intervalo ligamos os 4 fornos para assar 60 pãezinhos de queijo de uma só vez, o que garantiria pão saindo do forno junto com os alunos da sala, isso se nossos fornos não tivessem derrubado a energia de toda a escola, não sei se citei que a escola éra técnica em informática então muita gente perdeu o que estava fazendo no micro, alem disso quando veio o rebanho não tínhamos pão de queijo nem refrigerantes que eram de post mix.
Grande inauguração entramos no ramo não com o pé direito, mais com os dois pés no peito do diretor da escola, pelo menos foi isso que ele gritou na reunião que ele pediu conosco.
Um mês depois compramos uma chapa e começamos a fazer hambúrguer industrializado, nossos sanduíches diferenciados não fizeram muito sucesso em Guarulhos.
Abríamos as 07h00min da manha e fechávamos as 23h00min de segunda à sexta, só que demorávamos quase duas horas pra ir de casa ao trabalho e vice versa, isso quando as viaturas não quebravam coisa que era comum porque elas estavam em condições precárias de conservação, ainda bem que eram duas porque sempre tinha uma na oficina.
Bom um ano depois vendemos este primeiro negocio e prometemos nunca mais trabalhar com comida, meu irmão cumpriu.

HOMUS


Ingredientes:
1 Kg de Grão de bico
5 dentes de alho
300 ml de Tarrine (pasta de gergelim)
100 ml de suco de limão
60g de sal
Água o quanto baste


Modo de preparo:
Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro, troque a água e cozinhe por 30 minutos ou até que fique macio, escorra e bata em liquidificador adicionando água aos poucos até dar o ponto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Claudio,
Sou amiga do LP e infelizmente não pude ir à última reunião, por isso não te conheci.
Dei muita risada com o post sobre seu primeiro negócio pq tive uma rotisserie aqui na Granja Viana (ainda moro na roça) há muitos anos atrás e tb comecei com um Layr. Ele está inteiro até agora, viu? Quer comprar? hahahaha
Tinha uma Belina cansada que vinha capengando do mercadão, enfim, é bom recordar.:-)
Parabéns pelo blog e pelas postagens na comunidade, foi por lá que vim parar aqui.
Grande abraço e muita sorte!:-)
Ione

Claudio disse...

ione, obrigado pela visita e pelos elogios.
Seja bem vinda e espero contar com sua ajuda aqui no Blog.
Meu irmão quando leu me perguntou por que já não tinha interrado isso, rsrss

Postar um comentário

É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog. Leia a nossa licença.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610
.